Seja Bem-vindo |

O projeto das exposições Itinerantes do Museu nasceu da necessidade de expor ao público a história da humanidade, contada através dos brinquedos, a maioria desde a época da Revolução Industrial até os anos 80. São fantásticas criações que deram forma aos acontecimentos, mudanças, aspirações e sonhos de cada período histórico.

Desde o surgimento do homem um dia ele foi criança e brincou, seja com uma pedra, um pedaço de madeira, um pouco de barro, onde a criatividade transformava objetos em ilusões.

Os brinquedos não só contam as histórias dos nossos tempos, eles são como pontes, portas e janelas, que ligam mundos, culturas, artes, objetos de consumo, dos costumes, e muitos outros fatos importantes. Eles revelam a evolução tecnológica dos materiais, das técnicas, tecnologias, referências folclóricas, culturais e sobretudo, emocionais.

Museu dos Brinquedos

Ele relaciona de forma lúdica e educativa a história do brinquedo, associando os materiais, evolução de forças motriz, técnicas, tecnologia, referencias folclóricas, econômicas, culturais e sobretudo, emocionais, revelando quanto o brinquedo expressa o contexto social e econômico.

De um dos acervos mais completo e exclusivo da America Latina, serão escolhidos aproximadamente 600 brinquedos para a exposição, distribuídos nas casinhas por segmento, sendo os mais significativos e marcantes que retratam os períodos históricos dos séculos XIX e XX.

Ele é composto por marcas nacionais e internacionais de origens: alemã, americana, inglesa, japonesa, francesa e outros países importantes que fizeram parte da história mundial dos brinquedos.

Museu dos Brinquedos

São réplicas dos meios de transporte, naves espaciais e foguetes, robôs, miniaturas de carros, bonecas, marionetes, autômatos de pelúcia, brinquedos de lata, corda e madeira, star Wars, trens em miniatura, brinquedos de tabuleiros e de rua, os primeiros eletrônicos, os famosos soldadinhos de chumbo , protótipo de brinquedos que não foram realizados, e muitos outros.

Dentre estes estarão: Autômatos alemães de madeira de 1900 movidos a corda em tamanho natural; lanterna mágica (com fogo que projeta imagens na parede) de 1820; marionetes italianas de 1600; bonecas encontradas em escavações datadas de um período anterior a 1.500 ; carrinhos; trens e motos das marcas schuco, marklin, lehman, payat, hornby, e outras, muitas das quais já não existem mais.

A historia dos brinquedos é repleta de histórias e curiosidades que fazem a exposição ser ainda mais envolvente.

Museu dos Brinquedos
© 2015/2016 - Museu dos Brinquedos - Todos os direitos reservados